segunda-feira, 28 de setembro de 2009

HISTÓRIA DO FORRÓ


Quem diria que um dia veríamos os jovens das grandes cidades brasileiras, acostumados a idolatrar artistas estrangeiros enlouquecidos por causa de um ritmo que até pouco tempo atrás sofria grande preconceito.....
Pois, é isso o que está acontecendo com o forró, essa mistura " altamente inflamável" de ritmos africanos e europeus que aportaram no Brasil no início do século. O nome "forró" já é controverso, pois, há quem diga que vem de " for all" (em ingles " para todos") e que indicava o livre acesso aos bailes promovidos pelos ingleses que construíam ferrovias em Pernambuco no início do século; no entanto, há quem defenda a tese de que a palavra forró vem do termo africano "forrobodó", que significa festa, bagunça. E se a própria palavra possui esta dupla versao para seu significado, imagine os ritmos que compoem o forró ! Sao tantos e tao diferenciados, que nao deixam dúvida sobre de onde vem a extrema musicalidade do forró.
Afinal, uma música que tem entre suas influencias ritmos tao diversos como o baiao, o xote, o xaxado, o coco, o vanerao e as quadrilhas juninas, só poderia mesmo originar uma dança que nao deixa ninguém parado. O baiao, por exemplo, era dançado em roda e nasceu no nordeste do Brasil no século XIX.Já o xote, tem sua origem no final do século XIX e é um ritmo de origem européia que surgiu nos saloes aristocráticos da época da regencia. E por aí, vai. Mas, se sao muitas e diferenciadas as influencias musicais que deram origem ao forró e se há controvérsias quanto ao surgimento da própria palavra, há um ponto no qual todos concordam: se nao fosse Luiz Gonzaga, o forró nao teria caído no gosto popular e nao seria o sucesso que é hoje. O "Velho lua", como era conhecido, foi quem tirou o forró dos guetos nordestinos e apresentou-o para o público das outras regioes do país. Isso aconteceu em 1941 quando ele se inscreveu e venceu um concurso da Rádio Nacional que procurava novos talentos. Mas, antes de tocar no rádio, o Velho Lua amargou uma fase de pouco dinheiro e prestígio, animando a noite em prostíbulos e bares do Rio de Janeiro. No entanto, depois de vencer o preconceito do diretor artístico da rádio, que o proibia até de usar as roupas típicas do caboclo nordestino e que seriam depois sua marca registrada, Luiz Gonzaga, foi aos poucos conquistando o país inteiro com seu forró. Por essas e outras, Luiz Gonzaga ficou conhecido nacionalmente como o " Rei do Baiao" consagrando de norte a sul do país e até no exterior, este ritmo que atualmente esquenta as noites de 9 entre 10 capitais do Brasil. Atualmente, o forró está novamente no auge do sucesso e vem conquistando adeptos entre os jovens e adolescentes de todo país. Esta procura por um ritmo que até pouco tempo, era visto com preconceito, está novamente mudando " a cara" do forró.

Nenhum comentário:

Postar um comentário